Receita de biomassa de banana verde

• 52 comentários

Share Button
Receita de biomassa de banana verde - Blog Re-comendo

Olá pessoal! Quanto tempo sem postar nada no blog né?! É que nesse tempo de “férias” fiz algumas mudanças na minha vida e vim aqui compartilhar com vocês.

No final de agosto viajei para a África e como tive muitos trechos aéreos acabei comprando um livro para passar o tempo e treinar meu inglês: Wheat Belly, em português Barriga de Trigo. Este livro sempre estava na frente das livrarias que eu passava como bestseller do New York Times, ou seja, um dos mais vendidos dos Estados Unidos. O livro diz que parar de comer trigo, mesmo o integral, pode ajudar a perder peso e eliminar vários problemas de saúde, e problemas sérios. O livro foi fundamentado em décadas de estudos clínicos o nos resultados observados médico William Davis.


Bom, voltando ao foco, quando li o livro todo parei de comer glúten. Depois disso fui em mais dois médicos que me disseram que foi super válido porque realmente tem sido muito estudado como o glúten se comporta no nosso organismo. Não apenas em celíacos, mas em pessoas intolerantes que não são celíacos. A nutricionista funcional Valéria Paschoal, diretora da VP Consultoria Nutricional, relatou que “A má digestão do glúten pode causar sérios problemas intestinais, pois bactérias e fungos que vivem ali consumirão esse alimento fermentado para obter energia e se multiplicar. Em excesso, esses micro-organismos são prejudiciais e causam inflamações que levam a microfissuras na parede do intestino”.

Pessoal, na dúvida do sim ou não fiz o teste e confesso à vocês que estou me sentindo bem melhor. Meu intestino está funcionando melhor, estou me sentindo no geral melhor, mais leve. Os resultados demoram um pouco para começarem a aparecer, entre 4 a 8 semanas, mas vale a pena tentar.

A receita de hoje é uma receita curinga na gastronomia funcional: a biomassa de banana verde. Mas o que é gastronomia funcional? Gastronomia funcional é a arte de aplicar a ciência dos nutrientes de acordo com a individualidade bioquímica de cada indivíduo. Essa avaliação do que é saudável para você deve ser avaliada por um profissional da área. De acordo com a VP Consultoria Nutricional, “a Nutrição Funcional rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso dos nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais que geram sobrecarga no sistema imunológico e desencadeiam “processos alérgicos” tardios, os quais acabam por provocar doenças crônicas como: obesidade, depressão, fibromialgia, artrite, reumatóide, síndrome do pânico, osteoporose, diabetes, distúrbios de comportamento e hiperatividade infantil, desordens estéticas e alteração na performance física.” E duas alergias que sempre aparecem é o glúten e a lactose!

A biomassa de banana verde é um purê espessante, sem gosto de banana, que substitui cremes, farinhas para engrossar, ou até mesmo multiplica os alimentos, isso tudo sem alterar o sabor dos mesmos. A biomassa de banana verde contém uma substância chamada Amido Resistente que nosso corpo não consegue digerir e portanto não engorda. Essa substância vai direto para o intestino, alimenta as bactérias boas e acelera o trânsito intestinal.

Agora a pergunta final: onde vou usar isso? Eu vou colocar várias receitas para vocês! Tem tortas, sucos, bolos, cremes, sobremesas, risotos, etc. Opções não faltarão. O legal é fazer a biomassa e congelar as mini porções para sempre ter à mão.

Receita de biomassa de banana verde

Dificuldade: Fácil

Receita de biomassa de banana verde

Ingredientes

  • Bananas verdes - de preferência banana nanica

Modo de preparo

  1. Separe as bananas e mantenha os talos.
  2. Lave as bananas com água e sabão.
  3. Coloque água até a metade de uma panela de pressão e leve para ferver.
  4. Assim que levantar fervura, adicione as bananas verdes, com casca. Água deve estar fervendo para que haja o "choque térmico".
  5. Tampe a panela e deixe em fogo alto até começar a pressão.
  6. Assim que a pressão iniciar, abaixe o fogo e conte 10 minutos.
  7. Depois de 10 minutos de pressão, desligue o fogo e deixe que a panela perca a pressão naturalmente.
  8. Quando a pressão sair por completo, retire as bananas uma a uma e com a ajuda de um pegador e uma faca, vá abrindo cada banana, bem quente, e vá colocando num processador ou liquidificador. A banana não pode esfriar. As bananas irão virão uma massa bem espessa, a biomassa.
  9. Coloque em porções individuais e congele.
  10. Para usar a biomassa depois de congelada é só descongelar as porções em temperatura ambiente e levá-las ao fogo com um pouco de água, mexendo, até que ela se desmanche totalmente. Quanto mais no fogo, mais grossa. Para deixar lisinha novamente a biomassa deverá ser batida no liquidificador enquanto quente.

Notas:

O Chef Renato Caleffi diz que guardar as cascas num pote com água e vinagre na geladeira por até 5 dias, na proporção de 1 copo de água para 1 colher de sopa de vinagre. As cascas podem ser cortadas e cozidas com legumes pois são uma ótima fonte de fibras.

Schema/Recipe SEO Data Markup by ZipList Recipe Plugin

Posts Relacionados:

52 respostas para “Receita de biomassa de banana verde”

Deixe um comentário