Gingerbread – Biscoitos de gengibre

• 2 comentários

Foto de três biscoitos de gengibre em formas de bonecos

Ontem fiz biscoitos de gengibre para o Natal, tenho certeza que as crianças ficarão muito felizes! Digam se esses biscoitinhos não te lembram o filme do Shrek? Nos Estados Unidos ele penduram os biscoitos na árvore de Natal e comem no dia 25. Não é legal isso?

Fui procurar a história dos biscoitos e achei uma história muito bonitinha!

Segue a história do Gingerbread Man:


Era uma vez, uma velhinha e um velhinho que viviam numa cabana.

Um dia, a velhinha fez um homem de pão de gengibre. Ela lhe deu passas como olhos e cerejas como botões. Colocou-o no forno para assar. Os velhinhos estavam famintos e queriam comer o boneco de gengibre.

Assim que assou, a velhinha abriu a porta do forno. O homem de pão de gengibre pulou para fora da forma e correu para fora da janela aberta gritando, “Não me comam!”.

Os velhinhos correram atrás do pão de gengibre, “Pare! Pare!”, gritaram. O homem de pão de gengibre não olhou para trás. Prosseguiu dizendo, “Corram, corram o mais rápido que puderem! Vocês não podem pegar-me, eu sou o homem de pão de gengibre!”.

Alameda abaixo ele correu quando um porco encontrou. “Pare! Pare! Eu quero comer você!”, o porco gritou. O homem de pão de gengibre era muito rápido. Ele prosseguiu dizendo, “Corra, corra o mais rápido que puder. Você não pode pegar-me, eu sou o homem de pão de gengibre”.

Um pouco mais à frente, encontrou uma vaca. “Pare! Pare, homenzinho!”, chamou a faminta vaca, “Eu quero comer você!”. Novamente, o homem de pão de gengibre foi mais rápido. Ele correu estrada abaixo dizendo, “Corra, corra tão rápido quanto puder. Você não pode pegar-me, eu sou o homem de pão de gengibre”. A vaca começou a perseguir o homem de pão de gengibre junto com o porco e os velhinhos. Mas o homem de pão de gengibre era muito rápido para eles.

Não demorou muito e o homem de gengibre encontrou um cavalo, “Pare! Pare!”, gritou o cavalo, “Eu quero comer você, homenzinho!”. Mas o homem de pão de gengibre não parou, ele disse, “Corra, corra o mais rápido que puder. Você não pode pegar-me, sou o homem de pão de gengibre”. O cavalo se juntou na perseguição. O homem de pão de gengibre riu e riu, até que chegou a um rio. “Oh, não!”, ele gritou, “Eles me pegarão. Como posso atravessar o rio?”.

Uma raposa astuta saiu de trás de uma árvore. “Eu posso ajudar-lhe a atravessar o rio”, disse a raposa, “Suba na minha cauda e nadarei através do rio”, “Você não vai me comer, vai?”, disse o homem de pão de gengibre, “É claro que não”, disse a raposa, “Eu só quero ajudar”. O homem de pão de gengibre escalou a cauda da raposa. Logo o homem fé pão de gengibre começou a ficar molhado. “Suba até minhas costas”, disse a raposa. Assim o homem de pão de gengibre fez. Enquanto nadava, a raposa disse, “Você está muito pesado, estou cansado. Pule para o meu nariz”. Assim fez o homem de pão de gengibre.

Quando chegou à outra margem, a raposa jogou o gingerbread man para o alto, com a intenção de agarrá-lo com a boca, para poder matar a sua fome. Mas o gingerbread man era mais esperto do que a raposa e saiu correndo, dizendo: “Corra! Corra! Corra o mais rápido que puder! Você não pode me pegar! Eu sou o sou o homem de pão de gengibre!” Mas a raposa escorreu na margem do rio, caiu na água e foi levada pela correnteza. E assim, desde esse dia, o sou o homem de pão de gengibre corre por aí, sem que ninguém consiga pegá-lo.

A lenda original diz que a raposa conseguiu comer o sou o homem de pão de gengibre e comê-lo! Rs. Melhor esta versão né?!?

Gingerbread – Biscoitos de gengibre

Receita do biscoito do blog Cinara’s Place e do glacê do blog da Barra Doce
Rendimento: 36 biscoitos
Tempo de preparo: 1h 30min
Nível de dificuldade: médio

Ingredientes para a massa:

  • ¾ xícara de açúcar mascavo
  • ½ xícara de manteiga amolecida
  • 2 ovos
  • ¼ xícara de melado de cana
  • 3 ¼ xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de gengibre em pó
  • 1 ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • ½ colher (chá) de noz-moscada
  • ½ colher (chá) de sal

Ingredientes para o glacê real:

  • 3 claras de ovo, em temperatura ambiente
  • 4 xícaras de açúcar de confeiteiro
  • ½ colher (chá) de suco de limão
  • corante (opcional)

Modo de preparo do biscoito:

  1. Bata o açúcar e a manteiga na batedeira até misturar bem.
  2. Adicione os ovos e o melado, em seguida os demais ingredientes deixando a farinha por último.
  3. Enrole num filme ou saco plástico e leve à geladeira por 1 hora.
  4. Abra a massa com o rolo em uma superfície bem enfarinhada numa espessura de ½ cm.
  5. Corte nos formatos que desejar, coloque em assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido à 180° C por 8 minutos ou até dourar. Deixe esfriar.
  6. Decore com glacê colorido e deixe secar bem antes de guardar, o que demora de 15 a 60 minutos.

Modo de preparo do glacê real:

  1. Na batedeira bata as claras, o açúcar e o suco de limão em velocidade baixa até a mistura fique bem branca, firme e brilhante.
  2. Caso precise endurecer mais um pouco adicione açúcar até atingir o ponto.
  3. Adicione algumas gotas de corantes coloridos para dar cor.

Notas:

  1. O glacê quando seca endurece muito, então é preciso ter agilidade para trabalhar.
  2. Não coloque os biscoitos na geladeira pois a umidade faz amolecer o glacê.

Posts Relacionados:

2 respostas para “Gingerbread – Biscoitos de gengibre”

  1. Lourdes Ramos

    QUERO PARABENIZA-LA POR TODO ESTE PRESENTE CARINHOSO QUE NOS TEM OFERECIDO COM ESTAS RECEITAS MARAVILHOSAS. GOSTARIA DE SOLICITAR SE FOR POSSÍVEL POSTAR A RECEITA DO CHANTILLY CASEIRO, TENHO PERDIDO MUITO MATERIAL E TEMPO TENTANDO AS QUE TENHO ENCONTRADO, SEM SUCESSO. CONFIO NAS SUAS RECEITAS QUE SÃO EXELENTE. PARABÉNS, BEIJOS E SUCESSO. LU

  2. Karolina Ribeiro

    Obrigada Lourdes. Você quer chantilly tipo suspiro com claras e açúcar? Vou postar para você. E só me falar como quer. Beijo.

Deixe um comentário