Receita de bolo de banana integral da Ana

• 25 comentários

Receita de bolo de banana integral da Ana - Blog Re-comendo

Este é meu bolo preferido. Por muito tempo ouvi falar do bolo da Ana Flávia, o quanto ele era bom, mas não tinha intimidade para pedir a ela receita. Um dia descobri a receita do bolo no blog Sabor Sonoro e logo em seguida já fui fazer o bolo. Realmente se confirmaram os boatos sobre a fama do bolo, ele é perfeito !!! Há um tempo atrás sairam uns boatos de relatos de pesquisadores que disseram que e banana entraria em extinção. A frase “Yes, nós temos banana” não existiria mais, e nem as minhas receitas preferidas. Essa fruta é muito flexível, combina com tudo. Isto não pode ser verdade !!!

Receit de bolo de banana integral da Ana

Tempo de preparo: 1 hour

Dificuldade: Fácil

Receit de bolo de banana integral da Ana

Receita da Ana Flávia retirada do blog Sabor Sonoro

Ingredientes

  • 3 ovos
  • ½ copo de óleo de canola
  • 8 bananas nanicas grandes (4 para a massa e 4 para a cobertura)
  • 1 copo de farinha de aveia
  • 1 copo de farinha de trigo integral
  • 1 ½ copo de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 1/2 copo de granola
  • 4 colheres (sopa) de uva passa
  • Canela em pó e açúcar mascavo para polvilhar

Modo de preparo

  1. Bata no liquidificador os ovos, o óleo e as 4 bananas.
  2. Coloque a massa em outro recipiente e acrescente os outros ingredientes. Misture bem.
  3. Coloque em uma forma untada e enfarinhada, e cubra com as outras 4 bananas fatiadas horizontalmente (no comprimento) em aproximadamente 3 partes. Eu uso uma forma de aro removível com 25cm de diâmetro ou duas formas de bolo inglês menores.
  4. Salpique açúcar mascavo e canela em pó sobre as bananas.
  5. Coloque no forno pré-aquecido à 180ºC para assar. O bolo demora em torno de 45 minutos para assar. Verifique se está assado inserindo um palito no meio do bolo, se sair limpo o bolo estará assado.

Posts Relacionados:

25 respostas para “Receita de bolo de banana integral da Ana”

  1. Heloisa

    Gente tô pasma! A muito não comia um bolo tão saboroso e fácil de fazer.
    ps: Como eu não tinha certeza da farinha de aveia, triturei a minha aveia.

  2. Karolina Ribeiro

    Heloisa, na minha opinião é o melhor bolo que existe! Fora aquela sensação de estar comendo coisa saudável que tira o peso de qualquer consciência!!! Hahahaha.

  3. Pati

    Esse bolo eh ma-ra-vi-lho-so!!! Fiz ontem porque tinha umas bananas sobrando em casa, e ainda acrescentei uma granola que faço eu mesma, com bastante castanha do pará, damasco, tamaras, passas, coco ralado, ficou uma delicia!!!

    Super parabens pela receita, ja estou pesquisando as outras e parecem otimas!

  4. Karolina Ribeiro

    Pati, realmente esse bolo é bom mesmo! Eta vontade de comê-lo hoje. Só não faço porque fiz um bolo de pão de mel ontem à noite para o aniversário do meu namorado, Alexandre Aguirre, e vou ser obrigada a comê-lo hoje! Que sacrifício!!! Hahaha. Aliás, esta semana o bolo estará no blog. Abraços.

  5. Luana Pereira

    Achei incrivel a receita! Ja havia experimentado antes num café que frequento e resolvi correr atras! A receita é boa e o mais incrível é que não vai leite e mais um monte de outras coisas que normalmente esperamos de um bolo! Adorei! 😀

  6. Karolina Ribeiro

    Luana, o bolo deve assar em aproximadamente 25 minutos, depende do forno. Fique de olho e quando estiver bem moreno em cima enfie um palito de dente no meio do bolo. Se o palito sair melado do meio para baixo só, está bom. Mas na dúvida deixe mas uns 5 minutos. Boa sorte. Beijos, Karol.

  7. Nivea P.

    Esse bolo rende quants fatias? Eh medio ou grande?

  8. Monique

    Acabei de fazer esse bolo e, realmente, é muito gostoso e fácil de fazer.
    Usei algumas coisas diferentes, como: 1 maçã cortada em quadradinhos; 1xícara de amêndoas com casca quebradinha; 2 bananas nanicas cortadas em rodelas; 1 colher de café de canela da china em pó (ingredientes que já tinha em casa) E NÃO COLOQUEI FERMENTO (não tinha). Misturei tudo na massa e no meu forno ficou 1 hora e 10 minutos. O resultado foi espetacular um pouco úmido e coloquei uma bola de sorvete light de creme.
    Muito obrigada pela receita.

  9. Carol

    Todas as receitas que tenho de bolo de banana, vai óleo. Será que se substituir pelo leite, fica bom?!

  10. Karolina Ribeiro

    Olá Carol. Sinceramente acho que toda receita precisa de uma gordura, seja ela óleo ou manteiga. Portanto, acho que não dará certo. Pense que o o corpo humano necessita de gorduras também! Abraços.

  11. Karolina Ribeiro

    Nivea, este bolo rende umas 16 fatias em média. Não sei se é considerado médio ou grande, depende da fome dos seus convidados. Uma forma de 25 centímetros em média, fica a uma altura de uns 7cm. Espero ter ajudado. Beijos.

  12. Luciana Marie

    Gente eu fiz esse bolo, mas n sei o que aconteceu, achei que ficou muito seco, n achei que ficou saboroso. Será o que eu fez de errado? sniff, sniff, sniff…

  13. Karolina Ribeiro

    Nossa Luciana! O que será que houve de errado mesmo? Será que você deixou muito tempo no forno? Todo mundo ama este bolo e ele fica molhadinho. Em algum ponto deu algo errado! Que pena.

  14. Luciana Marie

    Olá, então olhei a receita novamente e nela fala para deixar 45 minutos, mas no comentário que vc respondeu da Luana, vc diz que assa em 25 minutos, talvez tenha sido isso que ficou errado. Vou tentar fazer novamente!

  15. Karolina Ribeiro

    Luciana, é que depende se o forno é elétrico ou à gás do fogão. No forno do fogão à gás vai uns 45-50min. Mas enfie um palito para ter certeza. Enfie no rumo que estiver sem a banana. O outro você deixou quanto tempo em que tipo de forno?

  16. Luciana Marie

    Pois é Karol meu forno é a gás eu deixei 45 minutos ele ficou assadinho mas ficou seco, vou tentar diminuir a granola, eu amo bolo de banana ainda mais integral, fiquei triste por n ter dado certo,mas vou fazer novamente…

  17. Karolina Ribeiro

    Lu, será que suas bananas eram pequenas? Será que é tipo de farinha? Não sei o que pode estar acontecendo! 😳😳😳 Diminui a granola e coloca umas bananas bem grandes! Desculpe!

  18. Luciana Marie

    Tá certo Karol, vou fazer e novamente e te conto depois como ficou… não fiz ainda aquele filé ao molho de mostarda que tbm parece ser maravilhoso, já estou com todos os ingredientes em ksa. Vou fazer os 2 no fim de semana! Bjim

  19. Shâmara

    Obrigada por essa receita, realmente é uma delícia! Polvilhei açúcar cristal e canela na assadeira, ficou crocante a casquinha do bolo! mais uma vez, obrigada!

  20. Thays

    Oi Carol! Fiquei com uma dúvida, quantos ml tem o copo que vc utiliza nas medidas?
    Obrigada!
    Beijos.

Deixe um comentário