Receita de brownie de chocolate da Nigella

• 20 comentários

Foto de três pedaços de brownies de chocolate sobrepostos

Estou de volta ao blog agora definitivamente. O layout está com alguns ajustes para serem feitos mas não influencia na postagem de novas receitas deliciosas. Hoje vou colocar um receita bem cara de final de semana, já que a dieta é liberada nesses dois santos dias.

Na minha casa eu assisto sempre os programas de culinária do GNT. Na verdade o que eu faço é deixar gravando todos os episódios para assistir depois e ter a possibilidade de voltar várias vezes e anotar todas as receitas que me interessam. Eu já estou craque em decifrar quando a receita é boa ou não. Certa manhã de sábado estava eu sentada no sofá assistindo o programa da Nigella, quando me deparo com uma receita do tipo mais que perfeita. Quando ela disse que iria fazer brownie meu coração até acelerou! Confesso que amo muito esses bolinhos meio puxentos, mas não sei o motivo nunca havia feito. Um amigo que mora em Londres, o Antônio, até havia me prometido uma receita infalível, porém eu não cobrei e ele não me mandou.

Sabem o que eu não gosto muito no brownie mas tem gente que ama? As nozes. Na verdade gosto de nozes sim, mas no brownie tem horas que acho que fica enjoativo. Enfim, anotei a receita e no mesmo dia à tarde naquela sessão nada para fazer e filme para assistir resolvi fazer o bendito.

Estava na casa da minha mãe com meu marido (ainda não acostumei com essa denominação) e um casal de amigos (Livia e Marvin) e resolvi colocar a mão na massa. Juro que me assustei com o tempo de preparo. Na verdade é muito rápido para fazer … e fácil. Tenho provas de que é fácil porque outro dia minha sobrinha Luiza fez sozinha ao meu lado.

O fim da história é previsível. Em mais ou menos 25 minutos o brownie estava assado e nem deu tempo de esfriar um pouco. Ele estava fofo e com os pedacinhos de chocolate derretendo dentro e até escorrendo de tão cremoso. Quando colocávamos na boca ele explodia de sabores. algo indescritível. Uma receita perigosa porque, sendo bem sincera, é impossível comer apenas um pedaço.

Receita de brownie de chocolate da Nigella

Tempo de preparo: 30 minutes

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 16 porções

Receita de brownie de chocolate da Nigella

Receita da Nigella Lawson

Ingredientes

  • 150 g de manteiga
  • 300 g de açúcar mascavo
  • 75 g de pó de cacau coado
  • 4 ovos batidos
  • 150 g de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha (eu usei 1 favo de baunilha)
  • 340 g de chocolate ao leite picadinho (eu usei meio amargo e ficou melhor)
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar por cima no final (opcional)

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno à 190ºC.
  2. Numa panela adicione a manteiga e o açúcar mascavo e mexa até derreter. Acrescente por último o cacau em pó e mexa até virar uma mistura homogênea. Vai ficar meio sólido, com cara de queimado, mas é assim mesmo.
  3. Numa batedeira coloque os ovos para bater. Adicione a farinha de trigo, o bicarbonato de sódio e a baunilha. Junte aos poucos a mistura da panela e deixe bater apenas para misturar. Vai ficar uma massa linda, bem escura e cremosa. Por fim junte os pedacinhos de chocolate e misture com uma colher para não desfazer tudo.
  4. Unte com manteiga e enfarinhe uma assadeira (20x30cm). Coloque na a mistura na assadeira e esta no forno por aproximadamente 20 minutos. O brownie estará pronto quando o palito enfiado no meio dele sair apenas o finalzinho um pouco molhado.

Posts Relacionados:

20 respostas para “Receita de brownie de chocolate da Nigella”

  1. Livia Oliveira

    Tive o privilégio de estar presente no dia desta experiência. Confesso à vocês, é bom demais e realmente impossível comer só um.
    Estava esperando esta receita ir ao ar ansiosamente, agora já tenho compromisso para o fim de semana! hehehe

  2. Flávia Fidélis

    Esse é um sucesso e eu garanto, o Gustavo então!!! Estamos pedindo bis!!!!!! beijos Karol e muiiiiitooooooo sucesso no blog!!!! Lov u

  3. Daniela Cunha

    Que maravilha Karol, suas receitas são simplesmente maravilhosas, amoooo todas…. E sei como vc se dedica para que elas fiquem perfeitas, mais sucesso ainda pra vc!!!
    Esse brownie é de comer de joelhos, divinooo!!!

    Beijos;
    Daniela

  4. Karolina Ribeiro

    Obrigada Flávia! Agora é trabalhar bastante! Love u 2.

  5. Karolina Ribeiro

    Esse é bom mesmo né Dani!?! Todas nós sabemos! Beijos.

  6. Livia Oliveira

    Te levo um pedaços Karolas, só pra vc entender que sou boa aluna!! Bjss

  7. Carolina Braz

    Karol,
    Adorei o blog e amei esta receita! Não tenho abilidades culinárias, mas adoro doces (que meus alunos não leiam isto hehehe) e vou me arriscar a fazê-la.
    Abraços e sucesso.

  8. Karolina Ribeiro

    Carol, acho que você consegue fazer sim! Me conta depois! Beijo.

  9. Karolina Ribeiro

    E esse vale a pena Wanderly! Bom final de semana para você também!

  10. Karolina Ribeiro

    Maria Lucia, o cacau não tem doce, o chocolate tem açúcar. Acho que ficará meio enjoativo ou doce demais. O certo seria mesmo o cacau. Beijo.

  11. Mayara

    Oi, eu gostaria de saber o que é esse pó de cacau coado. Não entendi…

  12. Karolina Ribeiro

    Mayara, é cacau em pó que você passa na peneira para tirar alguma pedrinha que tiver. A melhor marca é Mãe Terra! Abraços.

  13. Josy

    Posso fazer algumas observações? Sei que vc fez e ficou bom, mas no dia que eu vi ela fez de uma forma um pouco diferente, e bem mais fácil. Ela não usou a batedeira para bater os ovos, fez à mão mesmo, com um fuet. Ela disse que não pode bater muito os ovos pq senão o brownie cresce demais e qdo a gente tira do forno ele murcha muito também. E a assadeira, ela não usou fôrma normal de bolo untada, ela só botou numa embalagem retangular de marmitex, sem untar mesmo. Achei ótimo, pois odeio sujar a mão untando assadeira, e nem precisa lavar louça depois, né meninas! Fica a dica para vcs. Abraço.

  14. Karolina Ribeiro

    É verdade Josy, talves seja mais prático bater à mão. Muito obrigada pelas considerações. Essa história do ovo faz sentido. É que ficou tão bom que estou até com medo de tentar fazer diferente! Rs. Mas valeu as dicas. Beijo.

  15. Eliana

    Adorei essa receita,fiz ficou uma delicia ficou cremoso,eu adicionei castanha de caju.

Deixe um comentário