Receita de molho de tomate saudável

• 3 comentários

Foto de um pene com molho de tomate saudável

Gente, a maioria de vocês não sabe mas eu sou super fã de comida saudável. A verdade é que tudo que é enlatado, tem conservante, corante e outros “antes” me deixam aquela certeza de que não faz bem para o organismo. Até aquela boa e velha “manteiguinha” eu tenho um pouco de preconceito. Não vou dizer que não como, na verdade eu como sim, e como de tudo. Sinceramente até pedra se estiver mole e bem feita eu estou traçando. Mas que a comida saudável me encanta, isso sim é verdade!!! Minha dieta de dia de semana é bem regrada para eu poder comer umas porcariadas no final de semana. Esta receita de molho de tomate eu fiz questão de postar porque ficou muito boa e é muito prática, uma vez que é possível congelar e ter sempre um molho à mão.


Receita de molho de tomate saudável

Receita de molho de tomate saudável

Ingredientes

  • 2kg de tomates bem maduros
  • 1 cebola média picada em cubos
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 cenoura pequena cortada em 4 pedaços
  • 100ml de azeite extra virgem
  • Sal e pimenta à gosto
  • 1 folha de alho poró
  • 4 folhas de louro
  • 1 ramo de cada erva: salsinha, cebolinha, manjericão, louro e orégano.

Modo de preparo

  1. Coloque água para ferver numa panela grande.
  2. Retirar o tampinha preta dos tomates com uma faca e faça um corte em "x" na bunda deles para facilitar e retirada da pele.
  3. Coloque os tomates na água fervente até começarem a soltar a pele.
  4. Retire a casca e sementes dos tomates e pique grosseiramente.
  5. Na panela grande coloque o azeite para esquentar.
  6. Refogue a cebola, o alho e a cenoura e adicione os pedaços de tomate.
  7. Enrole os raminhos de ervas dentro de um pedaço de folha do alho poró e amarre com um barbante para colocar dentro da panela. A vantagem de fazer assim é que não espalham as folhinhas e depois o maço inteiro pode ser retirado deixando apenas o gosto.
  8. Se quiser que o o molho fique mais vermelho bata bem as cascas do tomate à parte com um pouco de água, coe e adicione no molho.
  9. Deixe o molho apurando em fogo baixo por umas 4 horas ou até que os pedaços de tomate estejam bem dissolvidos. Mexa de vez em quando.
  10. Ajuste o sal e a pimenta.
  11. Se desejar é possível bater o molho no liquidificador para dar uma homogeneizada como na foto. Neste caso bata com um pedaço de cenoura. Caso não vá bater, tire a cenoura e descarte.
  12. Se preferir coloque em sacos ou potinhos plásticos e leve ao freezer para usar quando necessitar.

Posts Relacionados:

3 respostas para “Receita de molho de tomate saudável”

  1. junior

    Acho que todos temos as nossas encanações. Ótima receita. Sempre juntamos eu e minha irmã, compramos uma caixa de bons tomates italianos, um bom maço de cheiro verde várias garrafas de vinho e preparamos litros de molho para congelar. De quebra ainda preparamos um nhoque para ver se o molho ficou bom, degustação que geralmente ocorre lá pelas 5 da manhã :))

  2. Karolina Ribeiro

    Júnior, essas reuniõezinhas para cozinhar são muito legais, ainda mais quando temos uma boa companhia e uma boa garrafa de vinho!!! hahahaha. Realmente acho que essa história de fazer bastante molho realmente vale a pena.

  3. Karolina Ribeiro

    Que bom que tem gostado das dicas Veridiana. Vou dar uma passadinha no seu blog para uma visitinha!

Deixe um comentário