Focaccia com calabresa, alho e alecrim

• 3 comentários

Foto de pedaços de focaccia com calabresa, alho e alecrim

Adoro a praticidade do Jamie Oliver. Sabem quem é? Aquele chef inglês e loiro que faz programa no GNT e nos faz acreditar que tudo é fácil de fazer! E realmente muitas são. Esta receita é dele.


Como já disse antes vejo muito programa culinário na televisão. E percebo quão mais práticas são as formas de se cozinhar fora do país. Na internet também ou em livros de receita vejo a gama de produtos que nós brasileiros não temos.

Não sei se alguém de vocês já teve a oportunidade de visitar u supermercado num país de primeiro mundo, mas todas as vezes que eu faço isso fico louca parecendo que estou num shopping.

Na economia dos países desenvolvidos não existe funcionarias domésticas, e pro isso cada pessoa é obrigada a fazer todas as funções do lar, inclusive cozinhar. Imagine uma pessoa que não sabe cozinhar, como faz? É aí que entra o bom supermercado. São saladas cortadas e lavadas, molhos enlatados prontos e maravilhosos, produtos de todos os lugares do mundo (porque o imposto não é ridículo de caro como no Brasil) e uma infinidade de produtos que possam ajudar a dona de casa que não sabe nada.

Isso sem falar nos produtos de limpeza. Uma gotinha de detergente, repetindo, uma gotinha, lava muita louça. Aqui no Brasil despejamos meio litro de detergente para lavar um prato. Amaciantes que cheiram a roupa por uma semana.

Aliás, vai uma dica, eu comprei aquele amaciante Downy da P&G, e ele deixa as roupas bem perfumadas. Ele é pequeno mas muito concentrado, portando rende o mesmo tanto do Comfort grande ou outros. Isso não foi pago para eu falar gente, é de verdade!

Voltando ao assunto comida, num domingo qualquer fiz a focaccia que o Jamie Oliver ensinou. Um dia de sol, convidados em casa e eu querendo surpreender com algo bonito e gostoso. Pão assim faz uma vista legal! Não vou dizer que foi rápido porque tem o tempo de crescimento, mas você faz outras coisas enquanto ele cresce. Vale a pena porque é muito gostoso. Parece até que você está numa pizzaria super charmosa.

Para os iniciantes faço um desafio de tentarem porque não é difícil, é um pouco trabalhoso. Escolham um final de semana e vão fundo!

Deixem os comentários do que acharam da receita. E quem fez, volte para me dizer o resultado final. Quero saber como andam os pratos!

Focaccia com calabresa, alho e alecrim

Tempo de preparo: 1 hour, 20 minutes

Dificuldade: Médio

Rendimento: 20 porções

Focaccia com calabresa, alho e alecrim

Receita do Jamie Oliver

Ingredientes

  • 1 kg de farinha trigo, deixe um pouco para polvilhar
  • 625 ml de água, em temperatura ambiente
  • 20 g de fermento seco para pão
  • 2 colheres (sopa) rasa de açúcar refinado
  • 2 colheres (sopa) rasa de sal refinado
  • Sal grosso e pimenta do reino moída para a superfície
  • 100 ml de azeite de oliva
  • 1 cabeça de alho
  • Ramos de alecrim
  • 250 g de calabresa cortada em cubinhos (opcional)

Modo de preparo

  1. Numa vasilha grande dissolva as colheres de açúcar e sal refinados em metade da água. Junte o fermento e misture. Adicione a farinha e comece a amassar. Junte aos poucos o restante da água até dar o ponto. O ponto é quando a massa começa a parar de grudar. Cuidado para não ficar muito dura.
  2. Coloque a massa numa superfície lisa e amasse bem até a massa ficar homogênea a acetinada.
  3. Faça uma bola e deixe descansar numa vasilha coberta com um pano úmido em ambiente quente até a massa dobrar de tamanho.
  4. Dê uma socos na massa para retirar o ar e amasse novamente.
  5. Unte uma assadeira, a maior que tiver, com azeite e farinha e coloque a massa esticando a mesma com as mãos até que ela fique do tamanho da assadeira.
  6. Amasse com a lateral da faca os dentes de alho e coloque num pilão juntamente com as folhas de alecrim. Adicione o azeite e soque para liberar o sabor.
  7. Espalhe o azeite na massa e finque os dedos para ir afundando o tempero. Neste momento adicione a calabresa picada se quiser incrementar sua focaccia ou outros recheios de sua preferência. Polvilhe com sal grosso e pimenta do reino moída.
  8. Coloque a assadeira em ambiente quente novamente até dobrar de tamanho.
  9. Assim que estiver crescido a massa leve para assar em forno pré-aquecido à 220ºC por aproximadamente 25 minutos ou até formar uma crosta crocante na superfície.
  10. Corte os quadrados e sirva.

Notas:

A calabresa pode ser trocada por vários ingredientes à escolha como por exemplo: tomate cereja, azeitona, aliche, etc.

Posts Relacionados:

3 respostas para “Focaccia com calabresa, alho e alecrim”

  1. Daniela Cunha

    Certamente vc surpreendeu, Karol. Dá vontade de comer a foto de tão apetitosa. E eu me surpreendo cada dia mais com o blog, que maravilha!!!!

    Beijos;

Deixe um comentário