Esfirra de carne do restaurante Arábia

• 11 comentários

Foto de quatro esfirras fechadas de carne

Gosto muito de esfirras e acho muito prático tê-las congeladas para servir em momentos de necessidade. Mas eu gosto daquele sabor árabe de especiarias e nunca acho esfirras assim para comprar. Então resolvi fazê-las.

Busquei receitas em dois livros e acabei optando pela receita do livro Libano – Impressões e culinária por uma Libano-Brasileira que foi escrito pela dona do restaurante Arábia em São Paulo. Lógico que a esfirra não ficou igual, porque sempre acho que eles escondem uns segredinhos! Aqui no blog eu não escondo nada viu pessoal, aqui é tudo real. Receitas 100% testadas e aprovadas.


Esfirra de carne do restaurante Arábia

Tempo de preparo: 1 hour, 30 minutes

Dificuldade: Médio

Esfirra de carne do restaurante Arábia

Receita adaptada do livro Líbano - Impressões e culinária por uma Líbano-Brasileira da autora Leila Mohamed Kuczynski

Ingredientes

    Para a Massa:
  • 1 kg de farinha de trigo (eu usei 900gr aproximadamente)
  • 60 g de fermento biológico (2 tabletes)
  • ½ colher (sopa) de sal
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • ½ litro de água
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • Para o Recheio:
  • ½ kg de carne moída (eu usei Patinho)
  • 2 tomates vermelhos sem sementes picados em quadradinhos
  • ½ cebola média picada
  • ½ xícara (chá) de salsa picada
  • 2 colheres (chá) de tempero sírio
  • ½ colher (chá) de pimenta do reino moída
  • ½ de xícara (chá) de suco de limão
  • Sal à gosto

Modo de preparo

  1. Misture os ingredientes do recheio e deixe dentro de uma peneira para que a carne vá cozinhado e escorrendo a água excedente enquanto faz a massa.
  2. Dilua o fermento na água e acrescente o sal, o açúcar e o óleo. Junte a farinha, aos poucos, até dar o ponto, e misture continuamente com as mãos, batendo a massa vigorosamente até ficar homogênea. O ponto é quando a massa não gruda mais nas mãos. Faça um monte de bolinhas do tamanho de uma noz e deixe descansarem por 5 minutos cobertas com um pano de prato umedecido.
  3. Comece pegando a primeira bolinha que fez. Abra os pedaços de massa com um rolo numa superfície com um pouco de farinha ou com as mãos em cima de um pires de chá. Corte os discos com uma xícara, ou cortador, com o diâmetro de aproximadamente 10cm. A espessura da massa é à gosto, porém minha opinião é que seja a mais fina para que não rasgue e não fique pesada.
  4. Colocar uma colher (de sopa) rasa com o recheio em cada disco e fechar em forma de triângulo. Divida em três pontas imaginárias o disco. Junte duas pontas primeiramente e por fim junte a terceira. Ficará no formato de esfirra. Existe um truque que aprendi para não abrir as esfirras quando assadas. Para fechá-las deixe um borrifador com água ao lado e borrife nas pontas para que grudem bem. Aperte bem firme a junção com os dedos para não que as esfirras não abram.
  5. Unte uma assadeira com óleo e disponha as esfirras com um espaço entre elas para não grudarem.
  6. Leve ao forno pré-aquecido à 180ºC, até corar. O tempo para assar é de aproximadamente 20min. Não deixe que fiquem muito morenas pois senão ficarão muito secas. Ao retirá-las do forno pincelar com óleo uma a uma para dar brilho e deixar mais úmida.

Notas:

O tempero sírio é encontrado em casa especializadas como Empório Monte Líbano e Azeitona Verde em Uberlândia.

Posts Relacionados:

11 respostas para “Esfirra de carne do restaurante Arábia”

  1. Andiara

    achei a receita perfeita,tenho medo de nao conseguir fechar,de ficar umas diferentes de mais das outra,nao é muito complicado fechar?bjo Andy

  2. Karolina Ribeiro

    Andy, nunca fica igual! Mesmo porque não somos especialistas. Às vezes você faz meia receita para não ficar sem paciência! Kkk! Porque na metade eu já tava com preguiça. Rende umas 50 esfirras! Mas difícil não é, mas é trabalhoso. Coloca uma música e toma uma birita e vai fundo. Beijo e me conta.

  3. Andiara

    kkkkk seguirei seus conselhos,obrigada pela atenção,voce sempre muito querida.bjim

  4. daniel outeda

    A RECEITA É MUITO BOA….EU FECHEI A MODA CHINESA QUE É BEM MAIS FACIL,ABRIR AS BOLINHAS, JA CRESCIDAS NUM DIAMETRO DE 15CM….COLOQUE O RECHEIO NO CENTRO DA MASSA. PUXAR UMA PONTA ATÉ O MEIO DO RECHEIO .A SEGUNDA PONTA IGUAL A PRIMEIRA . A TERCEIRA IGUAL A SEGUNDA.AS PONTAS PUXADAS FICARÃO P/BAIXO A PARTE LISA EM CIMA .OU MELHOR VOCÊ VAI VIRAR A ESFIHA DE PONTA CABEÇA P/ ASSAR.

  5. Augusto

    Karolina, Bom Dia!!!

    Achei seu blog interessante, e gostaria de poder contar com sua experiência, se possível.
    Estou montando um negócio hoje informal, de Esfihas Congeladas, e gostaria de saber a respeito de congelamento, como congelar, embalagem a vácuo, como não formar cristais de gelo, enfim, faço um ótimo produto, e necessito deste tipo de ajuda.
    Caso possa me ajudar, se quiser me adicionar no Skype, meu nome de busca é augustoplanejados, e meu e-mail é augustoplanejados@gmail.com

    Abs e Obg.

    Augusto

  6. Karolina Ribeiro

    Olá Augusto! Infelizmente minha parte da gastronomia é apenas um hobby. Não poderei lhe fornecer informações técnicas para tal. Me desculpe e boa sorte.

  7. Sandra Crasnojan Chicano

    Eu fiz e fiquei decepcionada, pois, a massa ficou borrachuda.Não sei o que deu errado! Segui a receita, mas, fiquei com dúvida em relação a água. Coloquei água fria, está certo?

Deixe um comentário