Receita de petit gâteau de chocolate

• 3 comentários

A pedido de todos vou postar uma receita que estava guardada nos meus rascunhos: petit gâteau. Ficou muito bom!

O segredo dele é o ponto para retirar do forno, porque ele não pode ficar muito duro. Foi a primeira vez que fiz essa sobremesa e achei muito prática, porque é possível guardar no freezer e usar quando houver necessidade.

Você guarda ele cru, na forminha, coberto com um plástico filme. Quando precisar é só colocar congelado mesmo no forno e servir.


Receita de petit gâteau de chocolate

Tempo de preparo: 1 hour, 20 minutes

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 12 bolinhos

Receita de petit gâteau de chocolate

Ingredientes

  • 100 g de farinha de trigo
  • 5 ovo
  • 5 gema
  • 175 g de açúcar
  • 175 g de manteiga
  • 225 gr de chocolate meio amargo

Modo de preparo

  1. Numa batedeira bata os ovos, as gemas e o açúcar até obter uma mistura firme e clara.
  2. Numa panela ou no microondas, derreta o chocolate junto com a manteiga.
  3. Adicione na batedeira a farinha e bata mais um pouco para incorporar.
  4. Adicione agora o chocolate derretido e bata até ficar uma mistura homogênea.
  5. Deixe a massa descansar por 1 hora na geladeira.
  6. Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 210ºC.
  7. Distribua a massa em forminhas individuais, bem untadas com manteiga e levemente polvilhadas com farinha de trigo, preenchendo ¾ das forminhas com a massa.
  8. Asse por cerca de 8 minutos (dependendo do volume das forminhas). No meu forno elétrico foram 8 minutos contados.
  9. Os bolinhos estarão no ponto certo quando a borda estiver assada e firme, e o centro, quando levemente pressionado, apresentar uma textura cremosa.
  10. Desenforme quente e sirva acompanhado de sorvete.

Posts Relacionados:

3 respostas para “Receita de petit gâteau de chocolate”

  1. Marco

    Petit gâteau é um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso. Foi criado por acidente nos Estados Unidos da América, quando um aprendiz de chefe de cozinha aqueceu demais um forno. Mesmo com o erro, os clientes adoraram a receita e assim popularizou-se nos restaurantes de Nova Iorque na década de 1990 e chegou ao Brasil em 1996. Atualmente possui variações de recheio e ingredientes que não se limitam mais somente ao chocolate e podem ser de doce de leite, goiaba, tangerina, outras frutas ou bebidas alcoólicas.

    Normalmente é servido com uma bola de sorvete de creme e cobertura de chocolate, porém variações podem ser uma surpresa muito agradável.

    A denominação “petit gâteau” é claramente fabricada e provavelmente de origem norte-americana, dado que em francês significa de modo genérico qualquer “pequeno bolo” e portanto não faria sentido aplicar a um doce específico. Ela é absolutamente desconhecida na França, até porque gâteau também tem a conotação de biscoito. Entretanto a composição do bolo pode remeter a uma origem francesa já que lembra os populares tarte au chocolat e, principalmente, o fondant ou moelleux de chocolat.

    Dica
    A temperatura do forno deve ser a mais alta possível, e sempre pré-aquecido. Por exemplo, se a temperatura do forno caseiro atingir 370°C, assar os bolinhos por cinco minutos. Se a temperatura estiver em grau mais baixo, como 250°C, aumentar o tempo de forno para sete minutos. Os bolinhos estarão no ponto certo quando as bordas estiverem assadas e o centro apresentar textura mole ao ser pressionado com o dedo.( mais uma dica, untar a forma com chocolate em pó, para ficar bem negro….)

    Hoje o Petit Gateau também é produzido para ser aquecido em forno de micro ondas, na média 22 segundos são suficientes para deixar o pequeno bolo de chocolate crocante por fora e cremoso por dentro…

    Aqui está a verdadeira historia dessa deliciosa receita quase que agora eternezida no Brasil…

Deixe um comentário